A correia para instrumentos musicais de cordas (violão, guitarra, contrabaixo ou baixo, baixolão, cavaquinho, viola, ukulele, etc.) é uma tira que pode ser produzida com diferentes materiais: couro, sintético, algodão, polipropileno (vulgarmente chamado de nylon), poliéster, derivados de borracha, cintos de segurança, tecidos diversos, com forro ou sem forro, com um pedaço de couro ou material sintético em cada extremidade. Hoje temos também materiais modernos tais como nossa linha VEGANA !
A correia (ou STRAP, em inglês) é feita para segurar o instrumento através dos ombros, em um comprimento ajustável de acordo com a posição defendida pelo músico. Os Acordeões ou gaitas, sanfonas, também possuem correias ou alças para sustentar o instrumento nos ombros.
Também se costuma usar o termo talabarte para designar as correias, porém esse termo é mais usado para as correias de instrumentos de percussão tais como tarol, bumbo, lira, etc.
Instrumentos têm diferentes sistemas para prender uma correia ou alça. O mais comum são roldanas de materiais diversos, também chamados de pinos de correia, que são fixados no instrumento com parafusos.
Normalmente todas as guitarras e contrabaixos ou baixos vêm com duas roldanas já pré-instaladas, bem como em muitos violões com cordas de aço. Porém alguns violões ou instrumentos podem vir apenas com uma roldana ou sem nenhuma delas, podendo ser adicionadas posteriormente. Para essa instalação é sempre aconselhável pedir ajuda para um Luthier de instrumentos musicais que é o profissional que tem as habilidades e conhecimento para saber onde perfurar e como fazer sem danificar o instrumento.
Antes de adquirir uma correia, alça ou talabarte, vale a pena pensar nas características que você espera do produto, entre elas:
Segurança: quais os atributos do produto que conferem mais ou menos segurança a fim de não cair o instrumento. Conheça também nossas ROLDANAS desenvolvidas especialmente para dificultar ao máximo a soltura da correia, com a cabeça mais larga e espessura mais grossa e alta para encaixar os modelos de correias de couro mais espessos tais como nossa linha CLASSIC.
Conforto: Músicos que tocam por longas horas e dias seguidos podem preferir modelos acolchoados e macios, com espuma interna, e mais largos, tais como nossas linhas CLASSIC, VINTAGE .
Estilo: Combine sua correia com seu figurino de artista! Desde o preto básico até estampas que imitam animais exóticos como crocodilo e lagarto, bem como materiais modernos como vegano, estampas de onça, zebra, leopardo, pop art ou o tradicional e bom couro natural acabado em diversas cores tal como nossas linhas GOSPEL, CUSTOM SHOP, ARTISTAS e VINTAGE. Veja nosso vídeo que mostra como combinar seu estilo de roupa com sua correia!
Veja as fotos de nossa ARTISTA LAÍS SCHUH com diferentes visuais e correias! Conheça também os ensaios realizados com as artistas Kikka Barcarolo e Aline Dillemburg, Adrielle Gauer, Lara Rossato, Thícia e Garota Verde.
Durabilidade: Preço baixo nem sempre é sinal de bons negócios. Uma correia de couro que tenha uma durabilidade de 10 ou mais anos é mais barata do que uma simples de nylon que dura 6 meses a um ano, pois terá que ser substituída várias vezes. Sustentabilidade também ter muito a ver com durabilidade!
Enfim, visite nosso site e veja os diversos modelos e sugestões! Great Vibes! Ótimas Harmonias e boas vibrações!!